Fenafisco debate reforma tributária no Goiás
A convite do Sindifisco-GO, o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco, Francelino Valença, participou da programação de palestras do Dia ‘D’ da mobilização dos auditores fiscais da Receita estadual do Goiás, nesta quarta-feira (4), para falar sobre a harmonização das propostas de reforma tributária em curso (PEC 45/19 x PEC 110/19) e os impactos sobre as Administrações Tributárias estaduais e municipais.
Reforma Tributária e declaração do Imposto de Renda
Responsabilidade Social: É fato que o nosso sistema tributário atual não satisfaz a quase ninguém. Ele vai contra preceitos constitucionais. A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) entrou com uma arguição de descumprimento de preceito fundamental no supremo tribunal federal. Eles pedem ao STF, que informe aos poderes Executivo e Legislativo de uma necessidade de reforma tributária que promova uma tentativa de igualdade entre os cidadãos. Felipe Saboya comenta o assunto.
Declaração do Imposto de Renda já foi entregue por 1,6 milhão
5% do total esperado. Prazo é até 30 de abril
No 4ª dia de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2020, pouco mais de 1,6 milhão de contribuintes acertaram as contas com o Leão. Esse é o número de documentos enviados desde a última 2ª feira (2.mar.2020) até as 16h da 5ª feira (5.mar).
Paim aponta que, mesmo com reformas, crises social e econômica continuam
Preocupado com as crises social e econômica, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, nesta quinta-feira (5), em Plenário, que não se consumou a promessa de que o Brasil entraria nos trilhos após a aprovação de diversas propostas pelo Congresso Nacional. Ele lembrou que o Parlamento entregou ao país as reformas trabalhista e previdenciária, o teto de gastos públicos e a lei da liberdade econômica.
OPINIÃO | Tributação e a redução das desigualdades
No atual sistema constitucional tributário se busca promover a igualdade entre os contribuintes tributando-se de forma desigual os desiguais e, de forma igual, aqueles que são iguais. Contudo, o referido sistema de tributação adotado pelo Brasil se baseia em impostos indiretos, com efeitos regressivos, o que acaba resultando num prejuízo para os contribuintes de menor poder aquisitivo e, consequentemente, a promoção da desigualdade social.
Governo faz esforço para enviar reforma administrativa na próxima 4ª
O governo federal concentra esforços para apresentar na próxima quarta-feira (11) a proposta de emenda à Constituição que acaba com a estabilidade dos futuros servidores públicos. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), confirmou a intenção de entrega na próxima semana, mas preferiu se assegurar de imprevistos e não cravar uma data.
'Semana que vem vamos entrar com a reforma tributária', diz Guedes
Ministro anunciou envio da reforma em almoço na com empresários da Fiesp. Bolsonaro estava presente
SÃO PAULO - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vai enviar a reforma tributária a semana que vem. Na última quarta, 4, a Comissão Mista que vai cuidar do assunto no Congresso realizou sua primeira reunião sob a presidência do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).
PR | 31º Encontro do Dia Internacional da Mulher
A vice-presidente da Fenafisco, Marlúcia paixão, participará de evento promovido pelo Sindafep-PR no dia 6 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
ARTIGO | Reforma tributária e injustiça fiscal
A partir da Constituição Federal de 1934 ocorreu no Brasil uma clara redução da ideologia liberal, na qual o Estado atuava unicamente para assegurar a autorregulação econômica, surgindo a figura do Estado Social, que possui como objetivo conduzir e viabilizar o funcionamento das forças econômicas de modo a promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo ou cor, erradicando a pobreza e diminuindo as desigualdades sociais. Tais objetivos fundamentais da República foram expressamente refletidos no artigo 3º, da Constituição Federal de 1988(1).
Guedes diz que enviará texto da reforma tributária na próxima semana
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vai enviar a reforma tributária a semana que vem. Ontem, a Comissão Mista que vai cuidar do assunto no Congresso realizou sua primeira reunião sob a presidência do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).