Institucional

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), fundada em 1979, em Recife-PE, é uma entidade sindical com base territorial nacional, representativa dos servidores públicos fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital, de todas as unidades da República Federativa do Brasil. Congrega 30 Sindicatos, perfazendo, no total, mais de 31 mil filiados. Tem como missão valorizar e inserir o fisco estadual como agente da sociedade, ressaltando sua importância na solução da crise financeira do Estado. Entre os objetivos da entidade estão a valorização do Fisco e dos servidores públicos fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital. Defende a participação ativa de todos os cidadãos-contribuintes em uma realidade da qual fazem parte, consciente ou inconscientemente, como forma de reversão do quadro de concentração de rendas e de tributos no Brasil.

MISSÃO
Valorizar e inserir o fisco estadual como agente da sociedade, ressaltando sua importância na solução da crise financeira do Estado. Em outras palavras, construir a identidade nacional do fisco.

OBJETIVOS
A FENAFISCO acredita que não basta centrar seus objetivos na luta corporativa, ou seja, na valorização do Fisco e da categoria TAF. A participação ativa de todos os cidadãos-contribuintes em uma realidade da qual fazem parte, consciente ou inconscientemente, é de extrema importância para a reversão do quadro de concentração de rendas e de tributos no Brasil. Para isso, busca integrar as ações em todos os estados e trazer a sociedade para a luta por um Fisco forte e moderno.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS
Compromisso com: a probidade na ação fiscal, a dignidade do Servidor do Grupo TAF Estadual e a modernização da administração tributária estadual, voltada para o processo de transformação e desenvolvimento da sociedade brasileira.

PLANEJAMENTO
O planejamento das ações da FENAFISCO pressupõe uma avaliação política e administrativa da Federação e uma análise político-econômica do país com um levantamento detalhado dos desafios que são colocados aos servidores públicos, em geral, e aos profissionais do fisco, em particular, visando conhecer as necessidades e adequar as ações dentro dos recursos disponíveis.

DIRETORIAS TEMÁTICAS
A FENAFISCO sempre tem, entre suas principais diretorias temáticas, projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional ou em discussão entre a categoria, questões políticas que merecem análises sócio-econômicas. Para garantir êxito nessas questões, atribuiu-se a cada diretor da FENAFISCO a responsabilidade de conduzir certo tema, sendo que o conjunto deles integram a pauta de lutas do Fórum Nacional do Fisco.