Notícias Fenafisco

Sintaf-CE e Administração Fazendária discutem projeto de incorporação do piso do PDF

Após negociação realizada entre o Sintaf e o Gabinete do Governo do Estado, com a participação do então secretário da Fazenda, Mauro Filho, do chefe de gabinete do Governador, Élcio Batista, do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e dos deputados Evandro Leitão e Manoel Duca (Duquinha), ocorrida no início de abril, o projeto de incorporação de 25% do piso do PDF aos vencimentos dos fazendários deverá ser aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará até o final de junho, com efeitos financeiros em dezembro. O pleito – em conjunto com outras demandas da categoria – foi discutido com o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Sefaz. Além dos membros da atual Diretoria, a audiência contou com a participação de integrantes da nova gestão da entidade, eleita no último dia 12.

Auditores fiscais e familiares curtem festa junina do Sindaftema-MA

Centenas de pessoas participaram do festejo junino promovido pelo Sindaftema na última sexta-feira (15/06), na casa de shows Nova Batuque.

Ao som de muito forró, auditores fiscais, familiares e amigos contagiaram o ambiente com sua animação e prestigiaram as apresentações do boi de orquestra Pirilampo e da dança portuguesa Raízes de Portugal.

Sindafep-PR: Notifisco agora é exclusivo para pautas dos aposentados

Já ouviu aquela frase “informação vale ouro”? Pois saber de tudo em primeira mão, receber as notícias com agilidade e estar conectado ao que é de seu interesse vale ainda mais.

É por isso que o Sindafep está ampliando a comunicação com seus filiados, utilizando novas ferramentas que vão deixar você mais informado e conectado com o sindicato.

Sindifern-RN e Asfarn realiza São João do Fisco em Mossoró

Na última sexta-feira, 15, o Fisco reuniu-se para celebrar o São João da 6ª e 7ª URT em Mossoró. O Arraiá foi uma promoção da parceria SINDIFERN e ASFARN, que reuniu familiares e amigos ao ritmo de muito forró pé de serra, quadrilha junina e comidas típicas. 

"A festa de São João já é um evento tradicional no calendário da ASFARN, e este contou com o apoio do SINDIFERN, a fim de oferecer um festejo ainda melhor para a nossa categoria", ressaltou o Diretor administrativo-financeiro, Jorge Rodrigues – representando o SINDIFERN no evento.

Auditece-CE: Diretoria se reúne para definir ações das entidades

A Diretoria da AUDITECE e da AUDITECE SINDICAL se reuniu, na tarde da última sexta-feira (15), em sua sede, para definir ações acerca das reivindicações da categoria e tratar de assuntos administrativos.

Na pauta do encontro estiveram definições acerca da promoção de treinamentos para os softwares  Access, Excel e VBA e detalhes de planejamento para o 14º Encontro do Fisco Estadual Cearense.

Artigo: As eleições e o futuro da Previdência

19 Junho 2018
Publicado em Na Mídia

No próximo mês de outubro teremos eleições, que definirão o cenário político do país nos próximos anos. Serão eleitos pela população brasileira novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. E o tema Previdência, certamente será um dos pontos do debate entre os candidatos. Importante, então, ficar atento às propostas e projetos que serão apresentados para o futuro do sistema previdenciário no país.

É relevante citar que uma das principais derrotas do atual presidente Temer e de sua equipe econômica, além da paralisação dos caminhoneiros, foi a não aprovação da reforma da Previdência. A bandeira principal da reforma, era uma economia nos cofres públicos e fixação de uma idade mínima para dar entrada na aposentadoria – 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Provavelmente, a reforma voltará para a pauta do Congresso Nacional em 2019.

Terceirização de longo prazo pode ser votada pela CAE

19 Junho 2018
Publicado em Na Mídia

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar na terça-feira (19) o projeto que aumenta o tempo limite para os contratos de prestação de serviços entre empresas. O PLC 195/2015 tramita em conjunto com outras quatro propostas que tratam de terceirização.

OPINIÃO: Reforma Tributária | Precisamos de paz e divergências sadias e não de guerra na tributação

19 Junho 2018
Publicado em Na Mídia

"O contribuinte, se tratado como inimigo do Estado, não tem o menor estímulo para recolher tributos"

Por Milton Terra Machado*

A greve dos caminhoneiros ressuscitou a pauta da Reforma Tributária, que visa simplificar os tributos. Não é pouco, mas é mister atentar também para a "forma" de cobrá-los. A história mostra clamor por liberdade de impostos desde o Egito Antigo, mas no Brasil há verdadeira guerra entre o Fisco e o contribuinte, embora o Estado não sobreviva sem um deles.

OPINIÃO: Centrais sindicais propõem a candidatos agenda baseada no emprego

19 Junho 2018
Publicado em Na Mídia

Clemente Ganz: desemprego é estrutural

O desemprego atinge mais de 13 milhões de pessoas, o desalento cresce entre os trabalhadores e ¼ da mão de obra é subutilizada, mal aproveitada em ocupações parciais, informais e com remunerações baixas.

Sem mudar Previdência, é difícil avançar na tributária, afirma Guardia

19 Junho 2018
Publicado em Na Mídia

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse hoje, em almoço com empresários em São Paulo, que não será possível avançar na reforma tributária, segundo ele um tema tão necessário para o país, sem aprovar primeiramente a reforma da Previdência. "Sem a reforma da Previdência, não vamos nos iludir, os gastos vão continuar subindo. Em algum momento, o mecanismo do teto deixará de ser crível", afirmou.

A reforma da Previdência reduziria a pressão por elevação de tributos. "Não tenho dúvidas de que, sem o enfrentamento da questão previdenciária, teremos, muita dificuldade de ter a reforma tributária que todos queremos".