Notícias Fenafisco

Sindifiscal-TO: No Posto Fiscal de Couto Magalhães, auditores apagam incêndio provocado em carro da Adapec

16 Outubro 2017

Sensação de insegurança nas auditorias aumenta enquanto projeto para utilização de militares da reserva segue “parado” por pedido de vistas de Mourão (PT)

O incêndio de uma viatura da Adapec estacionada no pátio do Posto Fiscal de Couto Magalhães, na divisa entre Tocantins e o Pará, surpreendeu os auditores que cumpriam escala de serviço na madrugada desta terça-feira, 10. Segundo o auditor Cloves da Silva Cunha, entre as 3h e as 4h, os servidores presenciaram o início do incêndio e identificaram a origem provocada por alguém que “jogou óleo diesel ao redor do carro, principalmente nas partes de borracha, ateando fogo em seguida”.

Mudanças aprovadas no Congresso vão impactar eleitores, candidatos e partidos

16 Outubro 2017
Publicado em Na Mídia

Foram meses de debates que resultaram em duas proposições aprovadas pelo Senado na primeira semana de outubro. Entre os senadores, há até quem se recuse a classificá-las de reforma política. Mas o fato é que a Emenda Constitucional 97 e a Lei 13.488/17 vão promover uma série de alterações nas regras eleitorais que vão impactar diretamente a vida dos cidadãos brasileiros a partir das próximas eleições, em 2018.

Saiba se vale a pena pedir a aposentadoria neste ano

16 Outubro 2017
Publicado em Na Mídia

O segurado que está completando as condições para a aposentadoria começa a se perguntar se o melhor é garantir o benefício logo ou se há vantagem em passar mais um tempo abastecendo o cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Definir qual é o melhor momento de se aposentar é sempre muito pessoal, porque envolve fatores emocionais, econômicos, físicos e sociais. Segundo as regras atuais da Previdência Social, no entanto, há quem obtenha vantagens pedindo o benefício ainda neste ano, como os segurados que sempre receberam o salário mínimo ou que começaram a contribuir mais tarde ao INSS.

Sindifisco-PB: Arrecadação em alta

16 Outubro 2017

Arrecadação própria tem excelente desempenho e receitas do Estado seguem em crescimento

Resultante de um trabalho comprometido das auditoras e dos auditores fiscais, a arrecadação própria do Estado (ICMS, IPVA, ITCD e Taxas) fechou com alta no último mês de setembro em relação ao mesmo mês de 2016.

Artigo: Reforma e alternativas

11 Outubro 2017

Jorge Ritter de Abreu - Diretor de Assuntos Técnicos do Sindifisco-RS

A nossa tributação sobre o consumo é regressiva, ou seja, incide proporcionalmente mais sobre as famílias de baixa renda. De outro lado, o Imposto de Renda tem benefícios que favorecem o topo da pirâmide. Assim, as classes de renda baixa e média são as que mais pagam impostos, considerando que boa parte dos seus ganhos, sujeitos ao imposto retido na fonte, são oriundos do trabalho e dirigidos ao consumo.

Sindifisco-SE prestigia audiência em defesa dos bancos e empresas públicas

11 Outubro 2017

O presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedroza levou o apoio do sindicato à luta em defesa da manutenção das instituições públicas.  Realizada na última sexta-feira (6) e transmitida ao vivo pela TV da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Audiência Pública ‘Em defesa dos bancos e empresas públicas’ reuniu em Aracaju representantes nacionais da categoria bancária. O evento foi iniciativa do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), com o apoio do gabinete do deputado Luciano Pimentel (PSB).

Cássio envia MP do Programa Especial de Regularização Tributária para sanção

11 Outubro 2017
Publicado em Na Mídia

O presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, enviou para sanção presidencial o texto oriundo da Medida Provisória (MP) 783/2017, a chamada MP do Refis. A proposição permite o parcelamento com descontos de dívidas perante a União, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

Sindifiscal-TO convida filiados a participar do VII Enape

11 Outubro 2017

O Sindifiscal repercute o processo de pré-inscrição que continua em aberto para participação no VII Encontro Nacional de Aposentados, aposentandos e Pensionistas dos Fiscos Estaduais e Distrital . O evento é organizado pela Fenafisco em conjunto com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Sindicalistas criticam regras para demissão de servidor público

11 Outubro 2017
Publicado em Na Mídia

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na última quarta-feira (4), as regras para demissão de servidor público estável por insuficiência de desemprenho, aplicáveis para todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal.

O projeto de Lei é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM – SE). A matéria ainda passará por três comissões, a começar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Pelo texto, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora e levar em conta, entre outros fatores, a produtividade e a qualidade do serviço. Deve ser garantido direito ao contraditório e à ampla defesa.

Para o presidente da Aduepb, Nelson Júnior, esta seria uma forma, a mais, dos políticos inserirem ‘apadrinhados’ no serviço público.

Artigo: A reforma tributária e o último suspiro da proteção social

11 Outubro 2017
Publicado em Na Mídia

A reforma tributária em discussão na Câmara aprofunda as desigualdades

No “debate nacional” protagonizado pelos donos do poder é necessário insistir no óbvio. Foi o que fez o economista francês Thomas Piketty em sua recente passagem por aqui: “O Brasil não voltará a crescer de forma sustentável enquanto não reduzir a desigualdade e a extrema concentração da renda no topo da pirâmide social”.