OPINIÃO | Inflação alta, Salário Mínimo desvalorizado e tributação injusta
A política de valorização do Salário Mínimo, que vigorou de 2011 a 2019, tinha a missão de repassar uma parcela da riqueza nacional aos trabalhadores de baixa renda, e que consequentemente, recebem Salário Mínimo. Nesse período, o governo assumiu o compromisso de reajustar o Salário Mínimo de acordo com o índice inflacionário oficial, acrescido do percentual de variação positiva do Produto Interno Bruto – PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país;
ARTIGO | Grandes fortunas, pequenos impostos
Charles Alcantara*
Editorial da Folha de São Paulo publicado no último domingo, 17, sob o sugestivo título “Justiça tributária”, questiona a relevância do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), previsto na Constituição Federal de 1988.
"Dinheiro na veia do consumidor", diz presidente do Sindifisco sobre correção da tabela do IR
Presidente Jair Bolsonaro promete, para 2022, corrigir a tabela do Imposto de Renda a fim de reduzir a carga tributária sobre os pequenos contribuintes.
ARTIGO | A busca infindável pelo fim do serviço público no Brasil
Em períodos de crise, a dependência dos serviços públicos pelos brasileiros aumenta significativamente. Mas as respostas do Governo e de congressistas vão no sentido oposto
Em um ano atípico, o Brasil foi mais uma vez colocado à prova. Para atravessar a crise sanitária que vivemos, foram necessários esforços não vistos até então. À medida em que a pandemia avançava, o Governo intensificou as falas sobre ajuste fiscal e reformas. Junto com o elevado número de casos e vidas perdidas, houve a tentativa de diminuir a efetividade do serviço público com propostas mal formuladas, sem demonstração de benefícios para a população e com a promessa de que as medidas irão proporcionar uma economia de recursos, porém sem apresentação de nenhum dado concreto.
Fávaro comenta reforma administrativa e defende estabilidade dos servidores públicos
O senador Carlos Fávaro (PSD) afirmou que está estudando a fundo a Reforma Administrativa, cuja tramitação deve avançar ao longo de 2021 na Câmara dos Deputados e no Senado.
Imposto sobre Grandes Fortunas seria catastrófico para o país, avaliam tributaristas
Conhecido como IGF, taxação volta ao debate na Câmara dos Deputados, por meio do PLC 215/20.
Governo recua sobre imposto maior de cilindro de oxigênio
Após o próprio governo federal ter elevado o imposto de importação sobre itens necessários para combater a covid-19, entre eles os cilindros de oxigênio, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, decidiu reverter o aumento na noite desta sexta-feira, 15.
OPINIÃO | Descaminhos a pandemônio na novela da reforma tributária
"Justiça é dar a cada um o que é seu. A justiça tributária é, portanto, reconhecer o direito de cada contribuinte, tratando-o de forma respeitosa, cumprindo todas as leis que garantem seus direitos"
("Justiça Tributária", Ed. Outras Palavras, 2014, pg. 97)
Em outubro, a Assembleia Legislativa paulista aprovou projeto para aumentar a arrecadação estadual e cortar despesas. Consta que essa foi a maior proposta do atual governador desde o início de seu mandato.
Florianópolis oferece programa de incentivo fiscal à inovação
Proposta é focada em promover o empreendedorismo inovador por meio da concessão de incentivo fiscal ao contribuinte.
OPINIÃO | Inflação alta, Salário Mínimo desvalorizado e tributação injusta
A política de valorização do Salário Mínimo, que vigorou de 2011 a 2019, tinha a missão de repassar uma parcela da riqueza nacional aos trabalhadores de baixa renda, e que consequentemente, recebem Salário Mínimo.