Notícias Fenafisco

A antiga sede do Sindafep recebeu, na última quinta-feira (26), a reunião mensal de aposentados e pensionistas do sindicato. A principal questão abordada no evento foi a chamada de prevenção e saúde, que contou com dicas de bem-estar e alimentação balanceada aos presentes.

Segundo a vice-presidente de administração do sindicato, Nilce Costa de Oliveira Nascente, essa é uma ação em parceria com a Unimed   que visa a prevenção e a saúde do estilo de vida dos filiados.

A direção do Sindifisco Pará esteve na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta quarta-feira, 02/05. O presidente do sindicato, Antonio Catete e o diretor financeiro, Raimundo Pegado, foram recebidos na casa parlamentar pelos deputados Celso Sabino e Iran Lima. A reunião foi para tratar sobre a votação da PEC 17/2015 (PEC do Teto) no segundo turno e da redação final do projeto.

Bonito (MS) -  O encontro dos auditores fiscais realizado em Bonito neste final de semana trouxe debates importantes para a categoria. Foram abordadas mudanças importantes na legislação, tanto para a concessão de incentivos fiscais, quanto do ICMS da substituição tributária, bem como apresentado o case de sucesso da auditoria do estado de Goiás sobre o uso de informações financeiras e contábeis para o combate à sonegação de impostos.

A primeira palestra tratou sobre incentivo fiscal e foi ministrada pelo auditor fiscal da Receita Estadual, Jader Rieffe Julianelli Afonso. Durante as explicações, Jader falou sobre os efeitos da lei complementar 160/2017 e do convênio ICMS 190/2017. De acordo com ele, o convênio ICMS 190/17 trata da remissão dos créditos tributários decorrentes de benefícios fiscais instituídos por legislação estadual que não passou pelo crivo do Confaz.

Na manhã desta quarta-feira (2), os Diretores da Fundação Sintaf, Germana Belchior e Saulo Braga, estiveram reunidos com representante do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro), Prof. Fábio Perdigão, para tratar sobre a formação de nova turma de fazendários do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos (MPGNT).

Publicado em Na Mídia

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou na quarta-feira (25) proposta que previa novos prazos para compensação financeira entre a Previdência Social e os regimes previdenciários dos servidores públicos federais, estaduais e municipais.

A proposta se refere a casos de contagem de tempo de contribuição para fins de aposentadoria e pensão de servidores que passaram de um regime para outro.

O prazo previsto na Lei 9.796/99 para o envio dos dados relativos aos benefícios terminou em maio de 2002. Até hoje, no entanto, esse processo não foi concluído.

Publicado em Na Mídia

Apesar de alta do PIB, pobreza extrema avançou 11,2%. Economistas apontam expansão modesta da economia e situação fiscal como raízes do problema

O número de brasileiros em situação de extrema pobreza aumentou 11,2% de 2016 para o ano passado, aponta um levantamento realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, divulgado na última semana. 

Publicado em Na Mídia

Decisão final sobre questão de ordem apresentada pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) será divulgada na próxima semana

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, suspendeu nesta quarta-feira (2) a decisão de devolver aos autores, antes do início da tramitação, as proposições que aumentem gastos ou retirem arrecadação da União sem incluir estimativas de impacto orçamentário e financeiro. A regra foi incluída na Constituição pelo Novo Regime Fiscal (Emenda Constitucional 95), que impõe um teto para os gastos públicos.

Publicado em Na Mídia

A pedido de organizações da sociedade civil, a comissão da Câmara vai requisitar informações a diversos órgãos federais para facilitar o trabalho das entidades que atuam no controle do bom uso do dinheiro público e no combate à corrupção

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pretende encaminhar a órgãos federais como o Banco Central e a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda requerimentos de informação sobre dados dos gastos públicos. O objetivo é garantir a transparência, controle e fiscalização do uso desses recursos públicos. Instituições da sociedade civil reclamam da dificuldade de conseguir acesso a essas informações.

Publicado em Na Mídia

No dia do Trabalhador, o Mais Goiás conversou com especialistas sobre os impactos da reforma, que, apesar de aprovada no Congresso Nacional, ainda sofre muita resistência

Apesar de aprovada no Congresso Nacional em novembro do ano passado, a reforma trabalhista é alvo de resistência por parte de trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e políticos, inclusive, de dentro do próprio Ministério Público do Trabalho (MPT). Exemplo disso é ação conduzida pelo órgão para derrubar a medida.

Publicado em Na Mídia

A Moody’s Investors Service tem um diagnóstico claro e objetivo para o comportamento das contas de governos estaduais e municipais brasileiros. A agência internacional de classificação de risco de crédito reconhece a melhora das receitas, mas alerta para o crescimento das despesas com pessoal.

Publicado em Na Mídia
Página 1 de 2