Quinta, 11 Junho 2020

O Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O país está atrás apenas de nações africanas: África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique. Uma das explicações para esse cenário é a maneira que o país cobra seus impostos, que beneficia os mais ricos em detrimento dos mais pobres.

Publicado em Na Mídia

Nos últimos dois meses, 27 mil ações trabalhistas reivindicam direitos que foram desrespeitados em demissões na pandemia

Nos últimos dois meses 27.986 das 139.816 ações protocoladas na Justiça do Trabalho tratam de demissões, que citam covid-19, coronavírus ou pandemia. O número representa 20% do total de processos no período de 11 de abril a 9 de junho. Os dados são inéditos e foram levantados a partir da análise do Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho, desenvolvido na parceria do site Consultor Jurídico com a instituição de educação Finted e a startup Datalawyer Insights.

Publicado em Na Mídia

A decisão é em resposta a ação movida pela associações dos Magistrados do Estado de Goiás e Associação Goiana do Ministério Público

A reforma da previdência estadual foi suspensa na justiça. A decisão partiu do Órgão Especial do Tribunal que decidiu pela suspensão da proposta que foi aprovada no fim de 2019.

Publicado em Na Mídia

Número de mortes entre menores de 19 anos no Brasil é maior do que em outros países atingidos; especialistas apontam a pobreza como fator de risco para principais comorbidades infantis

Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, há consenso internacional de que o principal grupo de risco da doença são idosos e pessoas com comorbidades graves. Mas, embora a maior parte das internações e óbitos pelo novo coronavírus siga esse padrão também no Brasil, o número de mortes e internações de crianças e adolescentes na pandemia no país está consideravelmente acima dos demais países.

Publicado em Na Mídia

Alta de 0,24% no preço dos alimentos em maio, apesar de pequena, tem impacto maior agora, por conta da perda de renda
 
Mesmo após o segundo mês consecutivo de deflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alta dos preços dos alimentos – de 0,24% em maio, vindo de um aumento de 1,79% em abril – indica que as famílias mais pobres terão a renda ainda mais comprometida pela pandemia.

Publicado em Na Mídia

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar disparava quase 3% contra o real nos primeiros negócios desta sexta-feira, superando com folga a marca de 5 reais em ajuste na volta de feriado, depois de uma quinta-feira turbulenta para ativos arriscados de todo o mundo.

Publicado em Na Mídia

Compensação é de R$ 600 milhões e deve ser apresentada até dia 15

O governo do estado do Rio de Janeiro tem até a próxima segunda-feira (15) para apresentar compensações financeiras no valor de R$ 600 milhões para as despesas geradas com as violações ao Regime de Recuperação Fiscal (Refis), que começou em setembro de 2017.

Publicado em Na Mídia

Decisão é válida para vencimentos em maio, junho e julho

A Receita Federal suspendeu as prestações dos parcelamentos com vencimentos em maio, junho e julho de 2020. Os parcelamentos são referentes aos programas de parcelamento administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Publicado em Na Mídia

A queda do PIB brasileiro (e, em última instância, global) em 2020 será inevitável. Diante dos impactos da crise da covid-19, estudos recentes indicam perspectivas nada animadoras de uma recessão girando em torno de 4,4% (FGV) – a qual, se confirmada, será a maior retração do Produto Interno Bruto do país desde 1962.

Publicado em Na Mídia

Ideia é criar fontes de receita. Congresso retoma projeto

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta 5ª feira (11.jun.2020) que a reforma tributária pode ser usada para encontrar fontes de receita que viabilizem uma renda mínima permanente. A intenção seria substituir o auxílio emergencial para os trabalhadores informais por causa da pandemia. A entrevista foi dada à GloboNews.

Publicado em Na Mídia