Terça, 14 Julho 2020

Na oportunidade, o agente fiscal de rendas Eduardo Peres fará apresentação de sua tese sindical inscrita para o 3º Conefip

O Sinafresp vai promover, na próxima quarta-feira (15), às 15h, mais um seminário online. Nesta edição, o tema do webinar é “Reforma Tributária: Economia e Bem-Estar Social”. O debate será transmitido por meio da plataforma Zoom e do canal oficial do sindicato no YouTube.

Na oportunidade, os agentes fiscais de rendas de São Paulo Eduardo Peres e Jefferson Valentin, autores do livro “Manual do ITCMD – SP”, farão suas contribuições a respeito da temática do evento online.

Eduardo Peres apresentará sua tese sindical inscrita para o 3º Congresso Estadual do Fisco Paulista (Conefip), cancelado por conta das limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Segundo o colega, com a iminência de uma reforma tributária, é preciso defender que ela preveja mecanismos que sejam capazes de reduzir a desigualdade social no Brasil.

“É necessário que a solidariedade não se extinga com o fim da pandemia e que a reforma seja feita com o objetivo de assegurar o crescimento econômico, mas também seja voltada à redução da desigualdade”, explicou Peres.

O vice-presidente do Sinafresp, Glauco Honório, será o mediador do debate. Durante o evento online, os espectadores poderão fazer perguntas e enviar suas contribuições sobre o tema.

Para acompanhar o webinar por meio do Zoom, os interessados devem acessar o link de inscrição aqui e preencher um cadastro simples. Se você não acompanhou a transmissão ao vivo das edições anteriores, pode conferi-las no canal oficial do sindicato no YouTube.

Sobre os palestrantes

Eduardo Peres é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Ingressou na Secretaria da Fazenda em 2006.

Jefferson Valentin é formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco, além de possuir MBA em Gestão Pública pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Ingressou na Secretaria da Fazenda em 2010.

Publicado em Agenda Fenafisco

O presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, participou nesta terça-feira (14), do webinar “Onda de Litígio por Justiça Fiscal - Oportunidades para América Latina”, onde falou sobre a desigualdade de renda no Brasil e soluções para mitigar as disparidades sociais que o país enfrenta, por meio de uma reforma tributária justa e solidária.

Publicado em Notícias Fenafisco

Medida foi tomada por conta da pandemia

A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), referente ao exercício de 2020, para o último dia útil do mês de setembro deste ano. A medida está prevista na Instrução Normativa RFB nº 1.965, de 13 de julho de 2020, publicada no Diário Oficial da União de hoje (15).

Publicado em Na Mídia

Queda em maio foi de 13,3% em relação ao mesmo mês de 2019

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 10,5% no trimestre encerrado em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro deste ano, a queda chegou a 9,4%. Os dados são do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Publicado em Na Mídia

Ministério mantém projeção de queda do PIB em 4,7% este ano

O Ministério da Economia manteve a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 4,7%, este ano. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. A estimativa está no boletim macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), divulgado hoje (15). Também foi mantida a previsão de crescimento de 3,2% do PIB para 2021.

Publicado em Na Mídia

"Hoje, nós, milionários que assinamos esta carta, pedimos aos nossos governos que aumentem impostos sobre pessoas como nós. Imediatamente. Substancialmente. Permanentemente." Mais de 90 super-ricos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia assinam o documento "Milionários pela Humanidade", pedindo para que seus países joguem os custos da pandemia de coronavírus em suas costas.

Publicado em Na Mídia

Debate deve avançar também independente da apresentação de uma proposta do governo federal sobre o tema

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados decidiu retomar o debate da reforma tributária sem esperar mais pelo Senado. Nesta terça-feira, 14, após uma reunião virtual entre lideranças do parlamento e o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, sobre a economia do País e o pós-pandemia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu anunciar a volta do tema.

Publicado em Na Mídia

Discussão conjunta seria ideal, diz presidente da Câmara, mas assunto é 'urgente'. Congresso criou comissão mista em fevereiro, mas pandemia interrompeu agenda de reuniões.

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (14) que os deputados vão retomar, ainda nesta semana, o debate sobre a reforma tributária. A comissão sobre o tema voltará a se reunir, mesmo sem a participação dos senadores.

Publicado em Na Mídia

Em coletiva, Rodrigo Maia disse há pouco que a Câmara retomará na manhã desta quarta-feira (15) o debate da reforma tributária.

Publicado em Na Mídia

Cobrança de 0,2% em pagamentos, como em lojas virtuais e Netflix, geraria R$ 100 bi

O ministro Paulo Guedes (Economia) planeja criar um imposto de 0,2% sobre pagamentos, que seria aplicado sobretudo às compras no comércio eletrônico.

A medida aproveitaria o avanço das vendas digitais, que registram aumento de dois dígitos em meio à pandemia do coronavírus, e poderia arrecadar mais de R$ 100 bilhões ao ano.

Publicado em Na Mídia