SINDAFEP-PR | Sindicato lança campanha para incentivar filiados a se vacinarem contra

18

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) tem incentivado, desde o início, a vacinação por parte de seus filiados, principalmente dos idosos, que estão entre os grupos de risco do novo coronavírus (Covid-19).

Com a ampliação do calendário, a cada dia temos recebido notícias de filiados vacinados contra esse vírus terrível que já está há mais de um ano em nosso convívio. A única forma para sairmos desse momento de crise é pela vacinação, uma vez que ainda não existem remédios comprovados cientificamente.

Nas últimas semanas, a vacinação tem avançado em todo o país. A chegada de novas doses da CoronaVac/Instituto Butantan e da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz estão possibilitando que cada vez mais pessoas sejam imunizadas. Até o momento, apenas os profissionais da saúde e os idosos estão sendo vacinados. A boa notícia é que o Butantan anunciou nesta sexta-feira, 26 de março, o desenvolvimento de uma vacina 100% brasileira. Ainda faltam os testes clínicos em humanos, mas a expectativa do órgão é entregar 40 milhões da ButanVac ainda este ano.

Uma das filiadas que recebeu a vacina contra o coronavírus foi a psicóloga e pensionista Luci Ferreira, de 68 anos. Por ser da área da saúde, Luci foi vacinada logo no início da campanha, no dia 5 de fevereiro. “Eu senti um alívio, uma felicidade. Eu pensei ‘será que eu tomo? Será que vai ser bom?’, mas depois que a gente toma a vacina nós nos sentimos aliviados, mais protegidos”, afirma Luci. “Eu estava em casa, muito apreensiva, tomando os cuidados com os familiares, às vezes meio deprimida, porque não é fácil ficar presa em casa”, explica, sobre a necessidade de se distanciar dos familiares para evitar a contaminação.

“A parte mais difícil para mim foi não ter contato com as netas, não poder viajar, que é uma coisa que eu gosto muito. Também as reuniões dos aposentados e pensionistas do Sindafep, que todo mês a gente fazia. Eu sinto uma saudade muito grande dos amigos”, conta Luci. “Mesmo vacinados, nós podemos nos contaminar e passar o vírus para outras pessoas, então é importante manter os cuidados.” Por fim, ela fala sobre os planos para depois que a pandemia acabar. “Eu quero viajar, ver meus amigos, a família, eu quero viver! Sair e agradecer a Deus por nós termos saído livre disso tudo”, completa.

Outro filiado que se vacinou foi o Auditor Fiscal Aposentado Lourival Domingues, de 84 anos. “Para mim a parte mais difícil nisso tudo é não poder ver os amigos, a família, fazer as coisas que eu gosto. Neste período de quarentena eu fiquei em casa, com minha esposa, saindo muito pouco, somente para ir ao mercado”, conta Domingues. Ele tomou a primeira dose e sabe que mesmo depois que receber a segunda deverá continuar se protegendo. “Estou mantendo o mesmo cuidado de antes, usando álcool em gel, máscara e distanciamento. E mesmo depois de tomar a segunda dose eu vou cuidar de mim e do próximo”, finaliza.

Muito ativa nos eventos do Sindafep, a Auditora Fiscal Aposentada Joana Costa, de 88 anos, fala sobre as dificuldades da quarentena. “Ficar presa em casa é horrível. Eu tinha o hábito de sair todo dia, de viajar, então está sendo muito difícil para mim agora. Os meus amigos se oferecem para ajudar, ir no mercado, essas coisas, mas eu mesma gosto de ver o que eu quero”, conta Joana. Ela já recebeu as duas doses da vacina e continua tomando os cuidados quando precisa sair de casa.

“Eu fiz questão de tomar a vacina para poder viajar. Eu fazia duas, três viagens internacionais por ano, e acredito que quando a situação melhorar vai ser exigido a vacina, assim como é feito com a febre amarela”, fala Joana, sobre uma das motivações para ter se vacinado. Mas ela lembra: “é uma proteção a mais contra essa doença, por isso devemos nos vacinar”.

Para o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, a vacinação é essencial para voltarmos à normalidade. “Eu reforço o pedido: quando chegar sua vez para se vacinar, vacine-se! Isso é um ato de amor com você mesmo e com todos ao seu redor. As vacinas são seguras, foram aprovadas e são a única alternativa que temos no momento”, afirma. “Eu não vejo a hora de chegar a minha vez”, finaliza.

Convite

Neste momento histórico, o Sindafep quer mostrar para todo o Paraná que os nossos filiados estão comprometidos com a vacinação. Por isso, temos um convite para você! Tem uma foto ou um vídeo do momento em que você se vacinou contra a Covid-19? Mande para gente pelo e-mail boletim@sindafep.com.br ou pelo WhatsApp no número (41) 98458-0491.

Nós iremos montar o “Álbum dos Vacinados” aqui no site e também no Facebook com todas as fotos dos nossos filiados que receberam a vacina. Participe!

Fonte: Sindafep

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

X
X
X